Endocrinologia Infantil

Nos preocupamos com a saúde para você se preocupar somente com a diversão.

Sua criança tem apresentado dificuldades ganhar ou perder peso, mudanças físicas precoces ou sinais de baixa estatura

A infância é o período de maior desenvolvimento de um ser humano e, consequentemente, o período onde as disfunções hormonais podem acontecer com mais frequência instalando-se desde o período neonatal. Tais alterações geram repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo e, por isto, devem ser considerados os aspectos peculiares de cada fase para que possa-se iniciar o tratamento adequado.

Encontre abaixo as principais disfunções hormonais e como podemos ajudar no desenvolvimento saudável da sua criança.

Diabetes Melitus Tipo1

Poder proporcionar balas, chocolates, sobremesas e outras gostosuras é um prazer para pais e mães que querem agradar suas crianças.

Porém, a diabetes um dos problemas crônicos mais comuns da infância e faz 200 novas vítimas por dia ao redor do mundo.

O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, em que o corpo produz anticorpos contra as células do pâncreas, responsáveis pela que produção da insulina. Esta, quebra as moléculas de açúcar do sangue, e a falta dela pode causar sérias complicações e levar à morte.

Por isto, a identificação precoce pode garantir uma vida normal desde que respeite alguns cuidados rigorosos.

Sinais Precoces da Diabetes

  • Aumento da sede: a criança passa a beber mais água que o normal e, mesmo assim, continua sedenta.
  • Aumento da diurese: como conseqüência da ingestão excessiva de água, ocorre um aumento na quantidade de urina produzida pelo corpo, que se reflete em maior frequência ao banheiro.
  • Perda de peso: apesar de um notório aumento de apetite, a criança não engorda e ainda passa a perder peso.

Notou algum destes sinais na sua criança? Agende uma consulta para avaliação médica.

Puberdade

Alterações físicas, comportamentais e psicológicas, podem indicar o início da puberdade e com ela as grandes oscilações de humor e início do interesse sexual.

Este período de transição entre a infância e adolescência é devido ao aumento da produção dos hormônios sexuais nos ovários ou testículos e, classicamente, deve ocorrer entre 8 e 13 anos, nas meninas, e entre 9 aos 14 anos, nos meninos.

Puberdade que se inicie, em crianças menores do que 7 anos, são consideradas precoces e requer investigação e, possivelmente, tratamento.

Se identificado a puberdade precoce ou tardia, a escolha do tratamento tende a corrigir o mecanismo pelo qual o evento puberal foi, ou não, ativado.

Sinais da Puberdade Precoce

  • As principais mudanças nas meninas são o aparecimento dos seios, pêlos pubianos e axilares, odor axilar, crescimento acelerado, aumento da oleosidade da pele, acnes e, tardiamente, o início do ciclo menstrual.
  • nos meninos, há aumento do volume dos testículos, aparecimento de pêlos pubianos e axilares, aumento da oleosidade da pele, acne, crescimento acelerado e mudanças do timbre da voz.

Caso identifique estes sintomas, agende uma consulta para avaliarmos.

Obesidade Infantil

Apesar de muitos papais e mamães considerarem que uma criança gordinha é só uma fase, a obesidade infantil é hoje considerada um importante problema de saúde pública, e uma epidemia global, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os avanços medicinais vêm aumentando a expectativa de vida e permitirá que seja cada vez mais frequente as crianças de hoje poderem viver cem anos ou mais.

Entretanto, preocupar-se com uma alimentação saudável nos primeiros anos de vida é fundamental, para garantir alta expectativa e qualidade de vida.

É na infância que começa a se formar placas de gordura nos vasos sanguíneos e acumular gordura no fígado podendo causar no futuro infarto, acidente vascular cerebral (derrame) e prejuízo na função das células do fígado.

Como saber se seu filho está com sobrepeso?

  • Calcule o Índice de Massa Corpórea (IMC). Você pode utilizar esta calculadora, só precisa da altura, peso e idade da sua criança.
  • Tire a medida da circunferência da barriga da criança. Esse valor não pode ser maior que a metade da altura dela.
  • Repare no nível de disposição. Não é normal crianças ficarem cansadas com atividades do cotidiano como caminhadas curtas, subir escadas ou roncos excessivos.

Seu filho se identifica com estas caracterísicas? Agende uma consulta para avaliação.

Baixa Estatura

A diminuição da velocidade de crescimento na criança muitas vezes não é um indicador de doenças, entretanto, é de extrema importante investigar a baixa estatura devido ao impacto psicológico e social que ela acarreta.

Fatores como genes, hormônios, nutricionais (dieta com quantidades adequadas de cálcio, proteínas, calorias), psico-sociais, medicações (corticóides, etc) e doenças sistêmicas podem influenciar no crescimento após o nascimento.

Por isto, constatar a principal causa da estatura é fundamental, uma vez que a reposição hormonal pode ajudar crianças com baixa produção de GH (hormônio do crescimento) e prejudicar crianças com a produção normal.

O mesmo se aplica em casos de atraso constitucional do crescimento e puberdade que não necessitam de tratamento, pois normalizam a altura espontaneamente durante a puberdade.

Os sinais de alerta para um crescimento inadequado

  • Percentis ou canais de crescimento abaixo do padrão populacional ou inferior ao esperado para o padrão genético da família.
  • Desaceleração do crescimento com relação à velocidade esperada para a idade, sexo e grau de desenvolvimento.
  • Previsão de estatura final abaixo da estatura alvo familiar.

Constatou algum destes sinais na sua criança? Agende um horário abaixo para avaliação médica.

Ginecomastia

O desenvolvimento de glândulas mamárias em homens é relativamente comum, sendo que cerca de 50% dos meninos podem apresentá-la.

Garotos na época da puberdade notam este aumento, quando a testosterona começa a ser produzida em grande quantidade.

De forma semelhante, recém-nascidos do sexo masculino também podem apresentar mamas nas primeiras semanas, decorrente do efeito dos hormônios maternos que passam para o feto.

A obesidade é outro fator que predispõe ao aparecimento da ginecomastia. A palpação da região mamária auxilia a diferenciar a ginecomastia da lipomastia (apenas excesso de gordura nos meninos com sobrepeso ou obesidade).

Quanto mais cedo procurar auxilio médico para investigar e solucionar o problema, maiores as chances para de um tratamento precoce e satisfatório.

Sinais de ginecomastia

  • Crescimento desregular das mamas como aumento de tamanho mesmo sem ganho de peso.
  • Aumento e desenvolvimento de somente uma das mamas.
  • Dores constantes na região crescente.

Identificou alguma destas situações no seu filho? Agende uma consulta para avaliação.

Fale Conosco

Preencha o formulário abaixo para ser redirecionada para o WhatsApp.