Obesidade Infantil

A obesidade é hoje considerada um importante problema de saúde pública, e uma epidemia global, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua prevalência tem aumentado principalmente entre as crianças.

 

imb-obesidadeNo Brasil, estudos mostram que o sobrepeso e obesidade atingem mais de 30% das crianças e adolescentes. Nossas crianças poderão viver cem anos ou mais. Preocupar-se com uma alimentação saudável nos primeiros anos de vida é fundamental, pois uma criança obesa tem grande chance de tornar-se um adulto obeso, acarretando diminuição de sua expectativa e qualidade de vida.

Na infância já começam a se formar placas de gordura nos vasos sanguíneos e acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), que podem causar no futuro infarto, acidente vascular cerebral (derrame) e prejuízo na função das células do fígado.

O primeiro passo para a prevenção da obesidade na infância é o aleitamento materno, preferencialmente exclusivo até o sexto mês de vida. A quantidade e qualidade de proteínas, gorduras, carboidratos e sais minerais do leite materno é nutricionalmente ideal para o bebê, não expondo-o ao excesso de nutrientes. Além disso, a amamentação regula a saciedade da criança, pois a quantidade de gordura presente no leite varia durante a amamentação. No final da mamada, a quantidade de gordura do leite é máxima, assim o bebê sente-se saciado e para de mamar naturalmente. As mamadeiras com leite artificial não tem o mesmo efeito, já que seu conteúdo tem sempre a mesma quantidade de gordura.

Após o sexto mês de vida, a introdução da alimentação complementar (frutas e papinhas salgadas) deve ser feita de forma gradual e equilibrada, pois a formação dos hábitos alimentares começa logo no primeiro ano de vida.

Assim, os pais devem oferecer às crianças alimentos variados, saudáveis e nutritivos. Os alimentos que contêm grande quantidade de açúcar, gordura e sal, como salgadinhos, refrigerantes, sorvetes e bolachas recheadas devem ser evitados.

Confira Dicas para uma alimentação saudável. Clique aqui!

Dra. Lygia Oliveira

Área do Paciente

Acesso exclusivo para pacientes. Por favor, faça seu login!

Busca no Site